sábado, 15 de abril de 2017

Fraude também em São Paulo?

O deputado estadual José Américo divulgou, no dia 14 de abril, um recurso encaminhado à comissão organizadora das eleições do PT no estado de São Paulo, com cópia para a secretaria nacional de organização.

Reproduzimos a seguir a íntegra do recurso, bem como a lista de cidades onde teria ocorrido fraude. 

São Paulo, dia 14 de abril de 2017
Recurso à Comissão Organizadora do Encontro Estadual de São Paulo - COE
c.c. para a Secretaria de Organização Nacional

Diante de fortes evidências de fraude identificadas em 99 encontros municipais do PT, realizados no último dia 9 de abril, e que serão descritas detalhadamente a seguir, interpomos recurso junto à COE – Comissão Organizadora do Encontro Estadual para sejam tomadas providências urgentes por este órgão para impedir que a vontade dos milhares de filiados seja desrespeitada e a imagem do partido sofra um novo abalo diante de seus militantes e dirigentes. Solicitamos, em caráter preliminar, a suspensão da divulgação dos números oficiais dos encontros, para evitar a consolidação de resultados e percentuais viciados pelas irregularidades que aqui serão denunciadas. Vamos aos fatos:

1.Os 99 diretórios onde há evidencias de irregularidades registraram 7.173 votos, o que equivale a aproximadamente 16% do total de votantes em todo o Estado (46.157 votantes). Estes números são expressivos a ponto de alterar significativamente no resultado global dos encontros no Estado, distorcendo os percentuais para a composição do Diretório, da Executiva e do Congresso Estadual.

2. Neste conjunto de diretórios sob suspeita, há um grupo de 51 em que a votação atingiu a soma improvável de 70% ou mais do total de filiados aptos a votar, sendo em 7 deles o número de votantes foi de incríveis 100%, ou mais (veja tabela anexa). Se considerarmos ainda a quase inexistência de votos brancos e nulos, vamos chegar a outro número improvável – como é possível que entre milhares de votantes (7.173) haja praticamente 100% de acerto na votação? Ao número de votantes igual ou superior a 70% de filiados aptos para os encontros, e aos incríveis 100% de acerto na votação, somem-se os resultados obtidos por duas chapas – a do CNB e a Primeiramente Fora Temer -, que indicam um evidente beneficiamento de ambas. Entre os 3.857 votantes deste grupo, o CNB, chapa 480, obteve 1.596 votos, e a chapa 400 – Primeiramente Fora Temer – 988. Ou seja, as duas juntas perfizeram quase 70% dos votos – uma soma que não tem correspondência na maioria dos encontros realizados no Estado.

Esclarecemos que o que denominamos neste documento de votações atípicas leva em conta a discrepância entre o percentual de votos nestes diretórios – de 70% a 100%, e de 50% a 70% de votantes entre os filiados aptos – e a média de votação no Estado entre os filiados aptos, que é de apenas 14% ( de um total de 338 mil filiados aptos tivemos  46.157 votos válidos).


3. Não tivemos acesso às listas de presença dos respectivos diretórios, mas entendemos que os indícios aqui relacionados são suficientes para corroborar a tese de uma fraude generalizada neste conjunto de municípios. A prática política dos encontros do PT indica a improbabilidade de votações tão atípicas num grupo de municípios restrito a praticamente três macros – Bauru, Assis e Alta Paulista. Mecanismos conhecidos de fraude poderão ser constatados com a simples verificação das listas de presença. Entre estes mecanismos, podemos citar o conhecido expediente de um grupo de filiados votando no lugar de outros filiados – com falsificação de assinatura –, ou a circulação da lista de presença e da urna de casa em casa, o que é igualmente proibido pelo regimento do PT.

4. Destaque-se aqui que no conjunto de municípios onde apontamos as fortes suspeitas de fraudes, apresentaram-se curiosamente apenas chapas únicas aos diretórios municipais, eliminando a fiscalização natural de um grupo concorrente pelo outro. Isso, quando acontece, infelizmente, pode favorecer a ação de pessoas inescrupulosas na manipulação de resultados dada a fragilidade dos processos de controle de nossos encontros. No entanto, mesmo neste caso, houve regiões, como a de Ribeirão Preto, por exemplo, em que a existência de chapas únicas – também na maioria das cidades – não propiciou nenhuma fraude aparente.

5. Registre-se que setores das chapas beneficiadas fizeram uma esdrúxula parceria na Macrorregião de Bauru - o que incluiu a confecção de camisetas CNB/Avante –, contradizendo as fortes divergências que têm manifestado entre si nos debates do Congresso.  Nesta macro,  de um total de 42 municípios 19 apresentaram votações atípicas, sendo que em  17 deles as votações envolveram 70% ou mais dos filiados aptos a votar.  Esta parceria, mais do que suspeita, se repetiu – embora sem a confecção das promíscuas camisetas – em outras duas Macrorregiões do Estado, com resultados indicativos de beneficiamento das duas chapas mencionadas. Na de Assis, com 39 diretórios municipais, e na Alta Paulista, com 29. Em Assis, 15 diretórios apresentaram votações atípicas em seus encontros, sendo 8 deles com votação acima de 70% dos filiados aptos. E na Alta Paulista, 19 diretórios também apresentaram votações atípicas, sendo 9 deles com votações acima de 70% dos filiados aptos.

6. As fraudes não se limitam a estas três regiões, mas podemos considerar que se concentram nelas, onde todos os exemplos nos levam a aumentar o grau de suspeição ( veja tabela anexa).  Há quem diga que em pequenas cidades, é mais fácil registrar percentuais elevados de votantes entre os filiados aptos. Mas, a Macro de Bauru nos oferece casos de cidades de médio porte, onde a suspeita também encontra guarida.  É o caso de Pederneiras, onde dos 381 filiados aptos votaram 330 – isto é, 86%.  Ou o caso de Jaú, onde de um total de 878 filiados aptos, 432 votaram. Lembre-se que estamos falando de uma cidade, em que o prefeito eleito pelo PT em 2012 deixou o partido, e onde não elegemos nenhum vereador em 2016, mas ainda assim, no último dia 9, uma votação surpreendente atingiu cerca de 50% dos filiados aptos. Mais votantes compareceram em Jaú do que em Araraquara, por exemplo, a maior cidade governada pelo PT, com quatro vereadores, e com 1270 filiados aptos. Em Araraquara votaram 121 pessoas, perto de 10% do total de filiados aptos.  Outro exemplo  pode ilustrar estas discrepâncias. É o caso de São Bernardo do Campo, onde o numero de filiados aptos é de 7619, mas apenas 1262 votaram, apesar de haver uma disputa dura entre quatro chapas ao diretório municipal (em Jaú não houve nenhuma disputa; houve uma chapa única).

7.Araçatuba é uma cidade que tristemente repete o caso de Jaú. Nela também o partido vive uma crise profunda, com o afastamento, pela justiça, do prefeito do PT em 2015, o que foi seguido por uma acachapante derrota eleitoral em 2016. Apesar disso tudo, de um total de 716 filiados aptos, votaram 424, ou seja, cerca de 60%. As chapas que tiveram sucesso em Araçatuba são as mesmas de todos os exemplos que apresentamos aqui para comprovar as fraudes. A chapa 480, do CNB, teve 302 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 105 votos. Juntas, elas registraram 96% dos votos.

8.O grupo dos diretórios onde a votação situou-se entre  em torno de 50% e 70% dos filiados aptos totalizaram 3.960 votantes, distribuídos em 48 cidades (veja tabela anexa). Neste caso, duas chapas mencionadas no caso anterior também se destacaram na votação. A chapa 480, do CNB, registrou 2.673 votos, e a Primeiramente Fora Temer, 578. Somados, temos 82% do total!  Também aqui os números contraditam a experiência política e o bom senso de quem acompanha os encontros do PT. Mais ainda porque estas cidades, a exemplo do grupo anterior, não estão espalhadas pelo Estado. A maioria delas se concentra nas macroregiões da Alta Paulista e de Assis.

9. Tendo em vista todos os fatos até aqui relatados, apresentamos as seguintes reivindicações que supomos sobejamente justificadas ao longo de nosso recurso:

A. Suspensão, até o julgamento deste recurso, da divulgação dos números oficiais dos encontros do Estado de São Paulo, para evitar consolidação de resultados com suspeita de vícios e irregularidades;

B.Fornecimento, à Chapa Optei por um partido organizado pela base, responsável pela interposição deste recurso, do conjunto de listas de presenças e das atas dos encontros realizados nas 99 cidades que mencionamos neste documento e que são objetivo de nossa suspeição;

C.Impugnação imediata dos 99 encontros com votações entre 50%  e 100% de votantes entre os filiados aptos, que estão  mencionados nas tabelas anexas;

D. Caso da COE decida denegar o item D) solicitamos a realização de uma auditoria com a máxima urgência nos encontros  que colocamos sob suspeita neste recurso, para que as fraudes possam ser contatadas e as respectivas impugnações possam finalmente ocorrer Antes disso, pleiteamos a suspensão da divulgação dos resultados.

Aproveito para transmitir minhas saudações petistas,

José Américo Dias, deputado estadual,
membro do Diretório Nacional, pela
Chapa Optei Por Um Partido Organizado pela Base


Agora segue a lista de cidades onde teria ocorrido fraude.

LEVANTAMENTO DE URNAS PED ESTADUAL POR CIDADE E MACRO MACRO REGIÃO NUMERO DE APTOS NUMEROS DE FILIADOS VOTANTES A Esperança é Vermelha em SP Construindo Um Novo Brasil SP Mudar o PT Oposição Pra Valer OPTEI por um Partido Organizado pela Base Primeira mente Fora Temer Renovar o PT para Transformar do Brasil Unidade Pela Construção do PT BRANCOS NULOS % de votantes
PLATINA ASSIS 45 48 0 41 0 0 0 1 0 6 0 106,7%
BENTO DE ABREU ARAÇATUBA 31 31 0 26 0 0 5 0 0 0 0 100,0%
ARANDU BAURU 74 74 0 40 0 14 20 0 0 0 0 100,0%
IACANGA BAURU 30 30 0 12 0 5 13 0 0 0 0 100,0%
PRATÂNIA OUTROS 35 35 0 18 0 17 0 0 0 0 0 100,0%
TAIAÇU RIBEIRAO PRETO 14 14 0 14 0 0 0 0 0 0 0 100,0%
UCHOA SAO JOSE DO RIO PRETO 31 31 0 0 31 0 0 0 0 0 0 100,0%
BROTAS BAURU 52 51 0 0 0 7 44 0 0 0 0 98,1%
IRAPURU ALTA PAULISTA 38 37 0 29 0 4 4 0 0 0 0 97,4%
IACRI ALTA PAULISTA 37 36 0 28 0 2 6 0 0 0 0 97,3%
REGINÓPOLIS BAURU 47 45 0 25 0 0 20 0 0 0 0 95,7%
GUARANTÃ ARAÇATUBA 43 41 0 31 0 0 10 0 0 0 0 95,3%
BOCAINA BAURU 213 201 0 20 0 10 171 0 0 0 0 94,4%
AREIÓPOLIS BAURU 48 45 0 8 0 7 29 0 0 0 0 93,8%
PIRAJUÍ BAURU 102 95 0 0 0 20 0 75 0 0 0 93,1%
SALMOURÃO ALTA PAULISTA 34 30 0 20 0 2 8 0 0 0 0 88,2%
CABRÁLIA PAULISTA BAURU 76 67 0 47 0 0 20 0 0 0 0 88,2%
HERCULÂNDIA ALTA PAULISTA 25 22 0 17 0 2 3 0 0 0 0 88,0%
MARIÁPOLIS ALTA PAULISTA 77 67 0 55 0 4 8 0 0 0 0 87,0%
PEDERNEIRAS BAURU 381 330 0 170 70 0 90 0 0 0 0 86,6%
DUARTINA BAURU 26 22 0 22 0 0 0 0 0 0 0 84,6%
CERQUEIRA CÉSAR BAURU 160 135 0 0 0 135 0 0 0 0 0 84,4%
TIMBURI ASSIS 25 21 0 16 0 0 5 0 0 0 0 84,0%
SANTA MERCEDES ALTA PAULISTA 37 31 0 25 0 1 5 0 0 0 0 83,8%
NOVA CAMPINA ITAPEVA 49 41 0 41 0 0 0 0 0 0 0 83,7%
DOIS CÓRREGOS BAURU 111 91 0 60 0 0 31 0 0 0 0 82,0%
AGUDOS BAURU 81 66 0 32 0 12 22 0 0 0 0 81,5%
PEDRO DE TOLEDO VALE DO RIBEIRA 70 57 1 1 1 0 49 1 1 1 2 81,4%
IGARAÇU DO TIETÊ BAURU 101 82 4 12 0 25 41 0 0 0 0 81,2%
MIRANTE DO PARANAPANEMA PRESIDENTE PRUDENTE 78 63 0 4 0 59 0 0 0 0 0 80,8%
MANDURI ASSIS 81 65 0 52 0 0 13 0 0 0 0 80,2%
ÓLEO ASSIS 39 31 0 24 0 0 7 0 0 0 0 79,5%
IBIRAREMA ASSIS 34 27 0 22 0 0 5 0 0 0 0 79,4%
MACATUBA BAURU 92 73 0 35 0 10 28 0 0 0 0 79,3%
NHANDEARA NOROESTE PAULISTA 29 23 0 7 16 0 0 0 0 0 0 79,3%
SANTA ERNESTINA RIBEIRAO PRETO 142 112 0 67 0 0 45 0 0 0 0 78,9%
GUARANI D OESTE NOROESTE PAULISTA 118 92 0 92 0 0 0 0 0 0 0 78,0%
POMPÉIA ASSIS 49 38 0 38 0 0 0 0 0 0 0 77,6%
TARABAÍ PRESIDENTE PRUDENTE 71 55 2 50 0 0 2 1 0 0 0 77,5%
ITAPUÍ BAURU 83 63 0 39 0 0 23 0 0 0 1 75,9%
DRACENA ALTA PAULISTA 110 83 0 46 0 1 36 0 0 0 0 75,5%
SAGRES ALTA PAULISTA 28 21 0 15 0 2 4 0 0 0 0 75,0%
SANDOVALINA PRESIDENTE PRUDENTE 87 65 64 0 0 0 1 0 0 0 0 74,7%
VALPARAÍSO ARAÇATUBA 54 40 10 18 0 0 12 0 0 0 0 74,1%
RIBEIRÃO BRANCO ITAPEVA 218 161 0 103 0 0 58 0 0 0 0 73,9%
IPAUÇU ASSIS 113 83 0 66 0 0 16 0 0 1 0 73,5%
PRESIDENTE ALVES BAURU 56 41 0 0 0 0 41 0 0 0 0 73,2%
QUINTANA ASSIS 51 37 0 30 0 0 7 0 0 0 0 72,5%
NOVA LUZITÂNIA ARAÇATUBA 76 55 0 55 0 0 0 0 0 0 0 72,4%
QUEIROZ ALTA PAULISTA 115 81 0 0 0 0 81 0 0 0 0 70,4%
VISTA ALEGRE DO ALTO RIBEIRAO PRETO 40 28 0 23 0 0 5 0 0 0 0 70,0%
ADOLFO SAO JOSE DO RIO PRETO 92 63 0 0 63 0 0 0 0 0 0 68,5%
LUCIANÓPOLIS BAURU 38 26 0 0 0 26 0 0 0 0 0 68,4%
JALES NOROESTE PAULISTA 260 177 0 80 97 0 0 0 0 0 0 68,1%
OSVALDO CRUZ ALTA PAULISTA 96 63 0 53 0 2 8 0 0 0 0 65,6%
ASPÁSIA NOROESTE PAULISTA 93 60 0 40 20 0 0 0 0 0 0 64,5%
TACIBA PRESIDENTE PRUDENTE 31 20 0 20 0 0 0 0 0 0 0 64,5%
PALMITAL ASSIS 152 98 0 78 0 0 20 0 0 0 0 64,5%
PAULICÉIA ALTA PAULISTA 145 93 0 83 1 4 5 0 0 0 0 64,1%
RANCHARIA PRESIDENTE PRUDENTE 99 63 0 63 0 0 0 0 0 0 0 63,6%
PRESIDENTE EPITÁCIO PRESIDENTE PRUDENTE 158 100 1 94 0 1 1 0 0 3 0 63,3%
GUAPIAÇU SAO JOSE DO RIO PRETO 92 58 2 0 49 7 0 0 0 0 0 63,0%
FLORA RICA ALTA PAULISTA 81 51 0 41 0 1 9 0 0 0 0 63,0%
FLORÍNIA ASSIS 112 70 0 70 0 0 0 0 0 0 0 62,5%
ELISIÁRIO SAO JOSE DO RIO PRETO 66 41 0 0 41 0 0 0 0 0 0 62,1%
UBARANA SAO JOSE DO RIO PRETO 50 31 0 0 31 0 0 0 0 0 0 62,0%
NEVES PAULISTA SAO JOSE DO RIO PRETO 63 39 0 4 35 0 0 0 0 0 0 61,9%
PANORAMA ALTA PAULISTA 194 120 0 88 0 11 21 0 0 0 0 61,9%
MARABÁ PAULISTA PRESIDENTE PRUDENTE 57 35 0 35 0 0 0 0 0 0 0 61,4%
TUPI PAULISTA ALTA PAULISTA 137 84 0 60 0 4 20 0 0 0 0 61,3%
BILAC ARAÇATUBA 102 62 0 57 0 0 5 0 0 0 0 60,8%
RINÓPOLIS ALTA PAULISTA 28 17 0 10 0 2 5 0 0 0 0 60,7%
PARAPUÃ ALTA PAULISTA 86 52 0 40 0 7 5 0 0 0 0 60,5%
PLANALTO OUTROS 35 21 0 0 21 0 0 0 0 0 0 60,0%
ARCO ÍRIS ALTA PAULISTA 97 58 0 48 0 2 8 0 0 0 0 59,8%
PARISI NOROESTE PAULISTA 32 19 0 19 0 0 0 0 0 0 0 59,4%
ARAÇATUBA ARAÇATUBA 716 424 0 302 15 0 105 0 0 1 1 59,2%
NIPOÃ SAO JOSE DO RIO PRETO 103 60 0 5 55 0 0 0 0 0 0 58,3%
OURINHOS ASSIS 647 376 0 290 6 0 75 0 3 2 0 58,1%
FLÓRIDA PAULISTA ALTA PAULISTA 68 39 0 30 0 3 6 0 0 0 0 57,4%
INDIAPORÃ NOROESTE PAULISTA 51 29 0 4 24 0 1 0 0 0 0 56,9%
LUTÉCIA ASSIS 39 22 0 20 0 0 2 0 0 0 0 56,4%
SARUTAIA OUTROS 18 10 0 0 0 0 10 0 0 0 0 55,6%
ADAMANTINA ALTA PAULISTA 145 80 0 61 0 4 15 55,2%
FERNANDÓPOLIS NOROESTE PAULISTA 198 107 0 101 6 0 0 0 0 0 0 54,0%
IRAPUÃ SAO JOSE DO RIO PRETO 54 29 0 28 1 0 0 0 0 0 0 53,7%
GUZOLÂNDIA ARAÇATUBA 28 15 0 2 1 0 12 0 0 0 0 53,6%
ARIRANHA SÃO JOSE DO RIO PRETO 135 72 0 0 72 0 0 0 0 0 0 53,3%
APARECIDA VALE DO PARAIBA 152 80 0 54 0 0 26 0 0 0 0 52,6%
TAPIRATIBA OUTROS 37 19 0 16 0 3 0 0 0 0 0 51,4%
CANITAR ASSIS 152 78 0 59 1 0 15 3 0 0 0 51,3%
ORIENTE ASSIS 121 62 0 60 0 2 0 0 0 0 0 51,2%
PENÁPOLIS ARAÇATUBA 174 89 0 38 30 0 18 0 0 1 2 51,1%
SÃO PEDRO DO TURVO ASSIS 45 23 0 23 0 0 0 0 0 0 0 51,1%
BRAÚNA ARAÇATUBA 28 14 0 14 0 0 0 0 0 0 0 50,0%
PIQUEROBI PRESIDENTE PRUDENTE 42 21 0 21 0 0 0 0 0 0 0 50,0%
RIO GRANDE DA SERRA ABCD 654 326 0 271 0 0 35 0 15 2 3 49,8%
JAÚ BAURU 878 432 0 259 0 22 151 0 0 0 0 49,2%
ALFREDO MARCONDES PRESIDENTE PRUDENTE 67 32 0 32 0 0 0 0 0 0 0 47,8%
84 4269 687 440 1566 81 19 17 9
1% 59% 9% 6% 22% 1% 0% 0% 0%


Os fatos e suspeitas acima mencionados não são diferentes dos que parecem ter ocorrido no estado de Minas Gerais, descritos em  http://valterpomar.blogspot.com.br/2017/04/fraude-sistemica-planejada-e-em-escala.html

No caso de Minas Gerais, é importante ler o recurso abaixo transcrito, assinado por diversas tendências e parlamentares, entre os quais Rogério Correa.

Belo Horizonte, 14 de abril de 2017

À Comissão Nacional de Organização Eleitoral do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais
À Comissão Estadual de Organização Eleitoral do Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais

            Considerando a realização do 6 º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores nos dias, 01, 02 e 03 de junho de 2017.
            Considerando a realização do Processo de Eleições Diretas – PED no dia 09 de abril de 2017 em todas as instâncias municipais do Brasil.
            Considerando o prazo limite do dia 14 de abril, para apresentação de recursos às Comissão Estadual de Organização Eleitoral.
            Considerando que foram registrados inicialmente 823 municípios para realização do PED.
            Considerando que foram acatados intempestivamente 424 municípios que só realizariam votação para as chapas estaduais de delegados, sem votação para chapas municipais.
            Considerando que, dos 424 municípios citados acima, foram excluídos 89 que a COE MG reconheceu ter havido irregularidades, permanecendo 335 municípios na mesma condição.
            Considerando que, desses 335 municípios, 239 participaram, totalizando 21770 filiados aptos a votar e que foram contabilizados 13796 votos, num percentual de 63% de participantes.
           
Conforme tabela abaixo.

Votos
% em relação ao número de aptos
% em relação ao número de votantes
Chapa 400
12867
59,1 %
93.26%
Chapa 410
104
0,47 %
0.75%
Chapa 420
94
0,43 %
0.68%
Chapa 430
731
3,35 %
5.29
Total
13796
63 %
99.9%


            Conforme revelam os números pesa a situação:
1) dos 424 municípios registrados para realizar a votação apenas nas chapas estaduais, das quais não foram apresentados os protocolos de inscrição, nem os responsáveis pelas inscrições - já solicitado anteriormente em outro recurso da chapa Muda Pra Valer - 89 foram retirados pela COE MG entendendo que não foram “encontrados” nenhum dirigente partidário que assumisse a organização da votação, ou seja, alguém inscreveu clandestinamente estes municípios.
            Apenas estes municípios tiveram índice de participação de 63%, sendo destes 93% dos votos dados a apenas uma chapa.
            Seguem exemplos dos municípios que realizaram apenas a votação estadual:

MUNICÍPIO DE FILIAÇÃO
FILIADOS 09ABR2016 FIN
DEFENDER E RECONSTRUIR O PARTIDO
DEMOCRACIA E UNIDADE POPULAR
FRENTE PETISTA MINAS CONTRA O GOLPE
MUDA PRA VALER
BRANCO
NULO
BRASÍLIA DE MINAS
596
0
0
569
0
0
0
BOA ESPERANÇA
340
3
5
311
9
0
0
LUMINÁRIAS
260
5
0
247
0
0
0
SÃO ROMÃO
308
0
0
204
16
2
0
ELÓI MENDES
196
1
1
187
0
0
0
SÃO JOSÉ DA VARGINHA
241
0
0
185
0
1
1
SALINAS
340
1
0
177
7
1
0
PAULA CÂNDIDO
192
0
0
175
6
0
0
SÃO JOÃO DA PONTE
287
3
3
170
2
0
0
ANDRADAS
187
0
0
162
8
0
0
IBIAÍ
162
0
0
158
0
0
0
SÃO JOÃO EVANGELISTA
253
4
6
147
8
0
0
SANTA BÁRBARA DO LESTE
248
6
4
146
2
3
4
PERDÕES
152
5
4
140
0
0
0
ITUTINGA
194
0
0
132
0
0
2
CRISTINA
133
0
0
124
0
0
0
BOM DESPACHO
170
0
0
123
1
3
3
CONCEIÇÃO DO PARÁ
148
2
0
123
1
0
0
BIQUINHAS
141
2
1
121
2
0
0
COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS
143
2
3
121
3
0
0
4691
3722

Com certeza estas urnas não resistem a uma simples análise, quanto mais a uma auditoria.
           
Como se depreende do quadro acima, a título de exemplo, somando 20 municípios com votação apenas nas chapas estaduais, a chapa 400 teve 79,34% dos votos aptos! O caso de Brasília de Minas merece destaque: com índice de participação de 95,46% dos aptos e 100% dos votos em apenas uma chapa. Completamente diferente das médias de participação em outros Estados e se comparado com a média da votação nos municípios que fizeram PED, elegendo sua direção municipal e votando nas chapas estaduais, conforme veremos adiante.
            Considerando que foram registrados 363 municípios para realizarem o PED municipal, renovando suas direções municipais e votando nas chapas estaduais.
            Considerando que destes municípios, totalizavam 113.903 filiados aptos a votar. Tendo participado do PED 29360 filiados, com média de participação de 25.77%.
            Não obstante os número apresentados, podemos inferir que onde foram realizados o PED, a participação é de 25.77% e onde foram realizadas apenas as votação em chapas estaduais, este número sobe para exorbitantes 63% de participação. Não seriam exatamente nos municípios onde não teve PED municipal, que o Partido encontra sérias dificuldades de organização? Como eles apresentam número de participação maior que o dobro de onde o Partido está organizado e fez o PED municipal?
            Considerando que a média de participação dos filiados na votação do PED municipal é de cerca de 25.77 %, chamamos atenção para uma lista de cidades que extrapola a média e é ilustrada com casos atípicos de votação. Tais como:
           
MUNICÍPIO DE FILIAÇÃO
ZONAL
FILIADOS 09ABR2016 FIN
DEFENDER E RECONSTRUIR O PARTIDO
DEMOCRACIA E UNIDADE POPULAR
FRENTE PETISTA MINAS CONTRA O GOLPE
MUDA PRA VALER
BRANCO
NULO
MANGA

566
0
0
493
0
0
0
DIAMANTINA

581
0
0
343
0
0
0
MORADA NOVA DE MINAS

521
0
1
278
12
2
5
TRÊS PONTAS

268
2
0
245
0
0
0
PRADOS

313
2
1
230
0
6
5
POÇO FUNDO

275
1
6
225
0
0
0
OURO FINO

216
0
0
210
0
0
0
CAMPO BELO

298
0
0
197
0
0
0
ABAETÉ

236
12
3
192
9
0
0
SÃO SEBASTIÃO DA BELA VISTA

260
0
0
189
0
0
0
VIEIRAS

245
2
1
189
2
5
6
NOVA SERRANA

304
3
4
185
2
1
3
ANGELÂNDIA

229
1
2
183
1
2
8
PARAISÓPOLIS

191
0
0
183
0
0
0
RESENDE COSTA

250
1
0
179
0
0
0
MIRADOURO

269
0
0
165
2
2
6
CÁSSIA

246
2
0
164
17
8
2
LONTRA

224
0
2
155
5
0
0
SÃO THOMÉ DAS LETRAS

168
2
1
154
0
0
0
GUAPÉ

183
0
0
153
0
0
7
NAQUE

266
0
0
141
1
0
0
SÃO JOSÉ DO JACURI

146
0
0
138
0
6
2
CAMBUQUIRA

138
0
0
135
3
0
0
INCONFIDENTES

146
0
0
130
0
0
0
NEPOMUCENO

126
0
0
121
0
0
0
RITÁPOLIS

181
0
0
119
0
5
1
BELA VISTA DE MINAS

134
1
2
118
0
0
0
MINDURI

128
2
0
118
0
0
1
ÁGUA BOA

121
0
1
105
0
3
2
CAREAÇU

121
0
0
101
0
0
0
CORDISBURGO

124
0
0
101
0
0
0
TOCANTINS

170
0
0
101
11
1
1
GUANHÃES

99
0
0
99
0
0
0
CAMANDUCAIA

118
0
0
98
0
0
0
PRESIDENTE OLEGÁRIO

141
0
0
93
0
0
0
RIBEIRÃO VERMELHO

158
0
0
91
0
0
0
SAPUCAÍ MIRIM

95
0
0
91
0
0
0
IPUIÚNA

91
0
0
88
0
0
0
SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

104
0
0
88
0
1
0
SANTA CRUZ DE MINAS

112
0
0
87
0
0
0
BRÁS PIRES

84
0
0
77
0
0
2
CONCEIÇÃO DE IPANEMA

108
0
0
75
0
0
0
MONTE AZUL

103
0
0
75
0
0
0
DOM VIÇOSO

72
0
0
67
0
0
0
DORES DO TURVO

89
0
0
67
8
1
2
OLÍMPIO NORONHA

63
0
0
62
0
0
0
CONCEIÇÃO DA BARRA DE MINAS

87
0
0
61
0
0
0
BOM REPOUSO

67
0
0
60
0
0
0
GUARANI

80
0
0
57
0
0
0
JABOTICATUBAS

57
0
0
55
0
0
0
JUVENÍLIA

68
0
0
51
0
0
0
ITAMOGI

64
0
0
49
2
0
0
DORES DE CAMPOS

75
0
0
48
0
0
0
ARCEBURGO

55
0
0
47
0
0
0
CAMACHO

72
0
0
45
0
0
0
SÃO JOÃO DO PACUÍ

58
0
0
45
0
0
0
JOSENÓPOLIS

51
0
0
43
0
0
0
SARDOÁ

55
0
0
43
0
0
0
URUANA DE MINAS

69
0
0
43
8
2
0
IMBÉ DE MINAS

81
0
0
42
0
0
0
CÓRREGO DANTA

52
0
2
41
0
0
0
ICARAÍ DE MINAS

59
0
0
41
0
0
0
MADRE DE DEUS DE MINAS

49
0
0
41
0
0
0
SANTA BÁRBARA DO MONTE VERDE

47
0
0
41
0
0
0
SÃO DOMINGOS DAS DORES

71
0
0
41
0
0
0
CAMPO FLORIDO

70
1
0
40
0
0
2
CLARAVAL

44
0
0
39
0
0
0
IGARAPÉ

65
0
3
39
0
0
0
ROCHEDO DE MINAS

54
0
0
39
0
0
0
CARANAÍBA

44
0
0
38
1
0
0
REDUTO

50
1
0
37
0
0
0
CONCEIÇÃO DAS PEDRAS

40
0
0
36
0
0
0
DIOGO DE VASCONCELOS

42
2
0
35
1
0
0
LIMEIRA DO OESTE

42
0
0
35
0
0
0
MATIAS CARDOSO

37
0
0
35
0
0
0
FREI LAGONEGRO

54
0
0
34
0
0
0
GLAUCILÂNDIA

38
0
0
33
0
0
0
MIRAVÂNIA

44
0
0
33
0
0
0
NOVA PORTEIRINHA

40
0
0
33
0
0
0
SÃO JOAQUIM DE BICAS

38
0
0
33
0
0
1
ALTO RIO DOCE

38
0
0
32
1
0
0
BRASILÂNDIA DE MINAS

56
0
0
32
0
0
0
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

37
0
0
32
0
0
0
SÃO GERALDO DA PIEDADE

45
0
0
31
0
0
0
ORATÓRIOS

30
0
0
29
0
0
0
PIRACEMA

35
0
0
29
0
0
0
SANTA RITA DO SAPUCAÍ

34
0
0
29
0
0
0
SÃO GONÇALO DO RIO PRETO

8
0
0
22
0
0
0
AREADO

35
0
0
28
0
0
0
11318
35
29
8595
86
45
56

Nestas cidades não houve fiscalização.
            Analisando a tabela acima com votações acima da média, temos os seguintes dados: num universo de 89 cidades, tem-se o número de aptos a votar de 11.318, sendo 8745 o número de filiados votantes com percentual de 77.25%. Do número total de votos aptos, a chapa 400 teve 75.94% dos votos. E dentre o universo de pessoas que foram votar, 98,28% votaram na chapa 400. Estes dados revelam participação muito acima da média, seja pelo comparecimento do filiado votar e também do voto dado a apenas uma chapa.
            Considerando o alto percentual, ainda temos situações completamente estranhas. Quais sejam: Em São Gonçalo do Rio Preto estavam aptos 8 filiados, mas a votação na chapa 400 foi de 22 votos!
Em Miradouro, compareceram às urnas 75 votantes, mas foi lançado 175 votantes, sendo destes 165 votos na chapa 400! Em Barroso da mesma forma: a direção municipal registrou a participação de 12 filiados, com 7 votos na chapa 430 e 5 votos na chapa 400. No entanto o resultado lançado foi de 113 votos na chapa 400!
Em Uruana de Minas, foi falsificada a assinatura de uma dirigente partidária no intuito de aprovar os votos dados naquele município. Foram contabilizados 62% dos votos dados à chapa 400. E pior, o número de filiados aptos em listagem previamente enviada pelo PT era de pouco mais de 30 membros, sendo a referida ata em comento, registrando 69 aptos!
No município de Guanhães chegamos a 100% de participação! Haviam 99 aptos e 99 votos dados à chapa 400. E assim segue por Olímpio Noronha com 63 aptos e 62 votos na chapa 400. Ou em Jaboticatubas com 57 aptos e 55 votantes na chapa 400.
Importante ressaltar que foi solicitado a COE MG reiteradas vezes a lista com os responsáveis pela marcação dos locais de votação nas cidades onde não se realizaria o PED Municipal (recurso também enviado à nacional). Esta informação foi negada, ferindo a democracia interna partidária e comprovando as irregularidades em Minas. O próprio Coordenador da COE no estado disse em reunião ordinária que pediu para indicar locais de votação em dezenas de cidades. Assim, reiteramos neste recurso a nulidade das cidades em questão e a lista de presença de todos os municípios onde ocorreu o PED no estado de Minas Gerais (também já solicitado à COE Estadual com cópia para a nacional).         
Portanto, em consideração a todos os elementos colocados, com farta documentação e ilustração acima, a chapa Muda Pra Valer vem, por meio deste, pedir a anulação das votações dadas às chapas estaduais nas cidades que mencionamos haver irregularidades, bem como nas 89 cidades que listamos com participações muito superior ao observado em outras cidades e outros estados.
            Solicitamos também a anulação das votações dadas em todas as cidades que fizeram a votação apenas nas chapas estaduais, por entender que foram acatados seus registros de forma intempestiva e com altíssimo grau de participação.
            Em respeito à militância e considerando o momento difícil que vive nosso partido, o processo do PED em Minas coloca sob suspeita 22.541 mil votos que, dados desta maneira, invertem completamente não só o resultado do PED, mas a representação real do Partido em Minas e no Brasil. As irregularidades ou fraudes podem representar 52% dos votos de Minas e altera sobremaneira o quadro nacional. Para que o 6º Congresso do PT não seja colocado em cheque, conclamamos que a direção estadual ou nacional do Partido considere este recurso e corrija a tempo as irregularidades e fraudes expostas.

Subscrevem: Chapa Muda Pra Valer

Deputada Federal Margarida Salomão
Deputado Federal Padre João
Deputado Estadual Jean Freire
Deputada Estadual Marília Campos
Deputado Estadual Rogério Correia
Vereador de Belo Horizonte Arnaldo Godoy
Articulação de Esquerda
Democracia Socialista
Esquerda Popular Socialista
Militância Socialista




Não foi apenas em São Paulo e em Minas Gerais que ocorreram episódios como os relatados nos recursos acima. Há situações similares em todo o país, sem contar a interência de forças externas, como a ocorrida em Fortaleza (CE).

Tais fraudes ajudam a responder um "mistério político-matemático" bastante intrigante: como se explica que a tendência petista Articulação de Esquerda (AE) tenha ampliado sua participação relativa na votação, mas ao mesmo tempo esteja ameaçada de perder seu espaço na comissão executiva nacional do Partido.

Claro que deve ser considerada a "distritalização" deste PED. Ao contrário de todos os PEDs realizados desde 2001 até 2013, este ano não houve chapas nacionais. Assim, naqueles estados onde a AE não apresentou chapa, seus apoiadores não tiveram como votar na AE e seus votos foram "perdidos". E naqueles estados onde a AE apresentou ou fez parte de chapa, mas estas chapas não totalizaram votos suficientes para eleger um delegado nacional, os votos também foram "perdidos". Mas ao que tudo indica, estas perdas não seriam suficientes para explicar o risco que a AE corre, de não eleger representante na CEN. 

Talvez a explicação esteja nos recursos trascritos acima. Ao que tudo indica, não é só na economia nem na macropolítica que estamos voltando aos anos 1920.

Fica cada vez mais claro o preço enorme que pagamos ao adiar a realização do congresso partidário e ao manter o PED. A crise internacional e nacional se torna cada vez mais profunda. Enquanto isto, somos obrigados a -- dentro de nosso próprio partido -- gastar tempo precioso contra métodos típicos do coronelismo.



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