quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Contribuição ao debate do Diretório Nacional do PT


Fora Temer, Nenhum direito a menos, Diretas já!
Congresso já! Em defesa da democracia, de Lula e do PT!
O ataque às forças democráticas e populares não se encerrou com o golpe parlamentar de 31 de agosto de 2016. Após consumar a farsa política e jurídica que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff e impôs um governo golpista, de restauração neoliberal e retirada de direitos, a ofensiva conservadora busca a todo custo interditar Lula e destruir o Partido dos Trabalhadores.
Em mais um inaceitável espetáculo midiático e judicial, setores do Ministério Público ofereceram uma denúncia contra o presidente Lula em que a "convicção" de seus procuradores é firmada, oficializada e publicizada mesmo com a reconhecida ausência de provas.
O Diretório Nacional do PT reunido nos dias 15 e 16 de setembro deve repudiar mais este ato de perseguição seletiva e uso político da operação Lava Jato, conclamando uma ampla mobilização popular em defesa de Lula e da democracia. Devemos reforçar nos próximos dias as ações em todo o Brasil pelo "Fora Temer", "Diretas Já" e "Nenhum direito a menos". Devemos dar todo apoio à Paralisação Nacional convocada pela CUT e centrais sindicais no dia 22 de setembro, ação que conta com o apoio da Frente Brasil Popular e busca criar as condições para uma Greve Geral. E reafirmamos que nossas campanhas eleitorais constituem um instrumento importante de luta contra o golpe, em defesa da democracia e dos direitos.
O episódio de ontem reforça a gravidade do momento político e a urgência do Partido dos Trabalhadores reconquistar o apoio da classe trabalhadora e dos setores populares, renovar sua estratégia, programa e organização para estes tempos de guerra das elites contra a democracia e a classe trabalhadora. Defendemos a convocação imediata do VI Congresso (extraordinário) do PT, com plenos poderes para mudar os rumos do partido e eleger uma nova direção partidária.
Nesse sentido, discordamos da proposta de adiamento dos encontros do PT. Defendemos que se realize ainda em 2016 um Congresso extraordinário, com o processo de eleição de delegados e delegadas iniciando logo após o primeiro turno das eleições municipais. Caso a maioria do Diretório Nacional opte pela realização do Congresso plenipotenciário e a eleição de uma nova direção do partido apenas no começo de 2017, defendemos que se faça ainda em 2016 um Encontro nacional preparatório.
É preciso traduzir em respostas urgentes e firmes a constatação de que, para acabar com a democracia, os direitos sociais e a soberania, as elites decidiram destruir Lula e o PT. Congresso já, nova direção já!!! Viva o Partido dos Trabalhadores!!!
Assinam, pela direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda
Bruno Elias
Jandyra Uehara
Iole Ilíada
Adriano de Oliveira
Rosana Ramos
Iriny Lopes
Valter Pomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário