sexta-feira, 13 de maio de 2016

Wanderley Guilherme: cenários e tendências

Em  texto divulgado dia 11 de maio, o professor Wanderley Guilherme afirma o seguinte: "o golpe fracassou socialmente e o usurpador só governará mediante violência física, repressão sem disfarce. Ou a sublevação social pela democracia é submetida pela força (e aí o golpe, finalmente, será vitorioso), ou a coerção servirá de combustível à sublevação. Então, de duas uma: ou Michel Temer renuncia e o STF convoca novas eleições ou as forças armadas intervirão". 

Para que o desfecho seja este, é preciso que haja sublevação social. E esta sublevação precisa ser construída. Esta sublevação só terá apoio de massa se ela combinar a luta pela democracia e contra o golpe, com a luta contra os efeitos sociais da política do governo golpista. 


Sabendo disto, o governo golpista vai atuar contra a esquerda. Mas esta atuação não será apenas "mediante violência física, repressão sem disfarce". Haverá muitos outros mecanismos, entre os quais a ação da mídia e da justiça. Se os golpistas tiverem êxito contra a esquerda, não haverá uma sublevação social e portanto não haverá necessidade de submeter esta sublevação pela força. Neste cenário, não haveria nem renuncia, nem eleições antecipadas, nem intervenção das forças armadas.

Assim, embora os cenários apontados sejam reais e haja tendências neste sentido, não devemos absolutizar estas tendências nem desconsiderar outros cenários.



Um comentário:

  1. Boa tarde sr Valter Pomar, escrevo-lhe sobre uma entrevista publicada no Jornal da Gente de Itapevi SP onde o sr diz que o Brasil irá se apequenar internacionalmente. Eu discordo, por que se continuasse com o seu PT (e não se escreve incompetentes sem PT) continuaríamos a ver apenas com bons olhos países bolivarianos, (na qual seu partido da estrela solitária são solidários, além dos ditatórias como sua admirada Cuba (que os senhores petistas nunca falaram do "paredon")e dos ditadores vitalício da África.
    Sr. Valter aceite a derrota, ela foi acachapante, os senhores esquecem que milhões de pessoas foram às ruas (sempre aos domingos, já que trabalhadores não podem fazer protestos durante a semana por que estão trabalhando e pagando impostos que até alguns dias atrás sustentavam muitos dos senhores petistas. Enquanto os senhores conseguiram colocar alguns milhares na rua, graças a farta distribuição de camisetas, bonés e passagens de ônibus, os demais foram aos milhões para as ruas e de modo natural vestidos de verde e amarelo, enquanto os senhores se vestiam de vermelho. Admita, os senhores fazem apenas o "just espernium", nada mais. Em breve o senado votará pela saída definitiva do PT.
    Desculpe, mais a mamata dos senhores acabou.
    Lula na Papuda ainda em 2016 e com a companhia de Eduardo Cunha ou com qualquer um, petista ou não, que usurpou o Brasil

    ResponderExcluir