quinta-feira, 10 de março de 2016

LULA: ALTERNATIVAS DIFÍCEIS

Segundo Luís Nassif, Lula estaria cogitando ser ministro de Dilma.
Não faço ideia se a informação procede. Espero que não.
A única hipótese em que isto faria sentido seria no caso de Dilma ter decidido implementar a política econômica aprovada pelo Diretório Nacional do PT.
Mesmo assim, Lula seria muito mais útil como apoiador "externo" do que integrante do governo.
Caso Dilma insista na atual política econômica, fazer de Lula ministro não salvaria o governo do desgaste.
Mas desgastaria Lula, reduzindo seu potencial político e eleitoral. O que, por sua vez, acabaria por tabela enfraquecendo o governo.
Há quem pense que fazer de Lula ministro o protegeria dos templários de Moro.
Isto é uma verdade parcial.
A principal proteção de Lula é política, não jurídica.
Ser ministro o protegeria um pouco mais do ponto de vista jurídico, mas pode gerar um desgaste político maior do que qualquer proteção jurídica. Que, convenhamos, é cada vez menos garantida no "Estado de Direita" cuja capital é Curitiba.
É provavelmente verdade, por outro lado, que Lula ministro ajudaria o governo a conter o cada vez mais provável desembarque do PMDB e aliados do gênero.
É um argumento válido, especialmente para quem acha que o governo é mais importante que quase tudo, que a defesa do governo no limite vale o sacrifício do Partido e de Lula.
Mas se o governo não mudar de política, a presença de Lula e o apoio obsequioso do Partido e de outros setores "salvariam" o governo por quanto tempo?
No limite o caso todo resume-se nisto: se o governo não estiver disposto a mudar de rumo, não faz sentido embarcar nesta viagem.
Sei que o assunto tem outras dimensões, algumas que talvez eu desconheça e outras que eu provavelmente não saberia analisar adequadamente num texto como este.
Por exemplo como funcionaria no presidencialismo um governo com Lula ministro? Qual seria a leitura desta decisão, por parte dos setores populares? Setores que hoje percebem que Lula não deve e não teme, sendo vítima de uma perseguição injusta.
Sei, também, que as alternativas postas são todas difíceis. Mas não vejo por quais motivos tornar a coisa ainda mais confusa é difícil do que já está. E muito menos concordo em colocar todos os ovos numa única cesta.

4 comentários:

  1. Dilma já deu sua contribuição neoliberal ao governo, tentando conseguir uma trégua para governar. Resultado: desagradou quem a elegeu e não obteve apoio dos adversários. Pior ainda, conseguiu esfacelar a base política. E mais ainda, deixou o PT contrariado. Agora não tem nem mais alma para vender aí diabo. Vejo poucas perspectivas para ela.

    ResponderExcluir
  2. Dilma já deu sua contribuição neoliberal ao governo, tentando conseguir uma trégua para governar. Resultado: desagradou quem a elegeu e não obteve apoio dos adversários. Pior ainda, conseguiu esfacelar a base política. E mais ainda, deixou o PT contrariado. Agora não tem nem mais alma para vender aí diabo. Vejo poucas perspectivas para ela.

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver....Sawamy... Nao descordo que ela e meio cabeca dura. Mas, que e e notavel e. Muito homem ja teria desmontado diante de tanta pressao. No entanto ela permanece autiva...determinada a ir ate o fim seja ele qual for...e durante esse vendaval ela continua cumprido sua agenda e trabalhando como nunca e olha que ela e uma senhora de 63 anos...avo e mae. E e por isso...com todos os erros e acertos que nao me arrependo de ter votado nela.

    ResponderExcluir