segunda-feira, 6 de julho de 2015

Que a valentia grega nos inspire!!!

A maioria do povo grego, manifesta em referendo realizado no domingo 5 de julho, disse um rotundo não à proposta feita pela “troika”, respaldando portanto a postura do governo grego.

O governo grego, encabeçado por Alexis Tsipras do partido Syriza, vem há meses negociando com as autoridades europeias. Em nenhum momento o governo grego recusa pagar a dívida. Ao contrário, argumenta que as propostas da “troika” destroem a economia grega e portanto impedem o pagamento da dívida.

Os números confirmam as afirmações do governo grego: apesar dos sacrifícios impostos à população pelos governos neoliberais que antecederam o atual governo, a dívida vem crescendo.
Frente a chantagem do grande capital financeiro europeu, o governo grego recorreu à democracia: convocou o povo a decidir. E o povo disse não.

O referendo grego não encerra a batalha. Dias ainda mais difíceis virão, pois as autoridades europeias e o grande capital financeiro farão de tudo para desestabilizar a economia e o governo da Grécia.

O povo da Grécia demonstrou sua valentia. Aos povos do mundo, especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras, cabe prestar solidariedade política e material. 

Por isto, conclamamos os governos latino-americanos e aos que integram os BRICS, a começar pelo governo brasileiro, a enviar missões à Grécia e a discutir maneiras práticas de apoiar a luta do povo grego.

A Grécia é um pequeno país. O Brasil é um grande país. Esperamos que a valentia grega nos contamine, para que aqui também o medo seja novamente derrotado pela esperança.

Brasil, 6 de julho de 2015
Tendência petista Articulação de Esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário