quinta-feira, 26 de março de 2015

O petista na lista do HSBC

Segundo Fernando Rodrigues, tem um petista na lista do HSBC.

Vejam aqui: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/03/26/politicos-do-psdb-pt-pmdb-pdt-ptc-e-pp-ligados-a-contas-do-hsbc/

Não sei dizer se a notícia procede.

Mas é bom que as pessoas saibam disto que segue abaixo:

Rio de Janeiro, 04 de agosto de 2014.

Ao Diretório Municipal, Presidente da Executiva Municipal e Secretário de Organização,

Requeremos por meio desta carta a convocação da Comissão de Ética da instância para apurar a conduta do filiado, neste momento; vereador Marcelo Arar.

Conforme divulgado pela imprensa, o referido vereador agrediu um manifestante durante um ato organizado pela FIERJ em defesa do Estado de Israel e da paz (sic). Essa agressão ocorreu pelo fato de o manifestante estar portando um cartaz criticando a ocupação israelense na Faixa de Gaza. Para além do fato de uma agressão por si já ser reprovável, e o vereador reconhece ter pelo menos rasgado o cartaz, embora negue ofensas físicas, a situação é agravada pelo teor geral da manifestação e da postura política em relação à política genocida do Estado de Israel.

A defesa acrítica da política de Israel, tratando a resistência palestina à ocupação ilegal como mero terrorismo e ignorando o massacre de civis, inclusive crianças, está em desacordo completo com a política internacional histórica do Partido dos Trabalhadores e inclusive com a posição oficial do nosso governo federal. Destaque-se que esta posição corajosa foi apoiada e seguida por praticamente todos os países do mundo.

Nesse sentido, é inadmissível a postura e atuação do vereador, que além de tudo é figura pública e detentor de mandato que pertence ao partido e deve se submeter à sua posição ideológica.

Diante disso e considerando o novo Código de Ética e o Estatuto partidário, solicitamos que o filiado Marcelo Arar seja submetido à Comissão de Ética.
Saudações petistas,
Ricardo Quiroga Vinhas
Membro do Diretório Municipal
Renam Brandão
Membro do Diretório Regional



Em resposta à carta dos companheiros Ricardo Quiroga Vinhas e Renam Brandão, a Secretaria do Diretório Municipal do PT do Rio de Janeiro informou no dia 6 de agosto de 2014 que "o requerimento será encaminhado para apreciação na próxima reunião da Executiva Municipal, conforme Código de Ética do Partido dos Trabalhadores, em data à ser marcada".

Não sei dizer o que ocorreu depois. 

Mas sei o que (não) poderia ter ocorrido se as instâncias partidárias fossem mais rigorosas.

Frente a novidade, foi apresentado novo recurso pelos mesmos companheiros:


Requerimento de Comissão de Ética para o Vereador Marcelo Arar


Aos companheiros da Executiva e Diretório Municipais da Capital,


Apresentamos perante a instância um requerimento de Comissão de Ética para o filiado Marcelo Arar, vereador da capital, em função das graves informações acerca de sua participação no chamado escândalo das contas no HSBC na Suíça.

Como é de conhecimento de todos, estamos sob um forte ataque da mídia golpista e da direita na tentativa de destruir nosso partido e nos vincular à corrupção que existe há séculos em nosso país. Para tanto, usam e abusam das mentiras e distorções na Operação Lava-Jato, colocando a nós e ao governo na defensiva.

Pois bem, com a descoberta das contas secretas na Suíça no banco HSBC, surgiu a nossa chance de um contra-ataque. Primeiro para demonstrar o discurso hipócrita da direita que cita a corrupção na Petrobras, mas se cala sobre um escândalo de proporções muito maiores. Segundo, porque serão desmascarados próceres da imprensa, da oposição e alta sociedade que falam de corrupção, mas praticam lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Em um momento em que se inicia a CPI do HSBC, por sinal presidida pelo companheiro Paulo Rocha, somos surpreendidos com a notícia de que o vereador Marcelo Arar possui conta não declarada no referido banco, tendo sido divulgado pelo grupo Folha com estardalhaço na lista de políticos envolvidos no escândalo.

Em primeiro lugar, isso abre um flanco em nossa estratégia, mais uma vez tentando nos igualar aos demais partidos e políticos e enfraquecendo nosso discurso. Por outro lado, deve se destacar que isso ocorreu na época em que era filiado ao nosso principal inimigo, o PSDB, e que, segundo noticia a imprensa (fato que pode ser averiguado junto à Receita), jamais declarou a tal conta.

Não se pode então, deixar de aludir à trajetória deste filiado que não tem qualquer vida orgânica no partido e entrou de modo enviesado neste. Como foi dito, ele veio de um partido que é inimigo de classe e ideológico, sem qualquer diferenciação na sua prática política quando lá estava. O principal fator que pesou em sua filiação foi a sua votação anterior, em 2008, para agregar votos à nossa legenda.

Em diversas vezes, o vereador teve condutas que se chocaram com as diretrizes nacionais do PT. Não se tem notícia de sua mobilização na dura campanha que enfrentamos em 2014, seja para presidente seja para governador. Não há presença dele em atividades partidárias. Resumindo é um corpo estranho ao partido.

E isso culmina agora na lamentável informação de que é um dos envolvidos no referido escândalo. É inaceitável que neste momento da agudização da luta de classes e do recrudescimento dos ataques ao PT e ao governo, tenhamos entre nossas fileiras quem apresenta práticas que condenamos.

Portanto, solicitamos a instalação de Comissão de Ética para apurar as irregularidades referentes a contas e divisas do vereador Marcelo Arar no exterior, amplamente divulgada pela imprensa (http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/03/ex-tesoureiro-de-serra-e-fhc-cai-no-swissleaks/) e, com a observância do direito à ampla defesa e ao contraditório, mas também aos deveres estatutários dos filiados, solicitamos a pena de expulsão.

Rio de Janeiro, 26 de março de 2015.


Renam Brandão

Ricardo Quiroga


Nenhum comentário:

Postar um comentário