terça-feira, 16 de setembro de 2014

O que falta para Dora Kramer?


A jornalista Dora Kramer acusou a campanha do PT de não estar “preocupada com a verdade dos fatos”.

Kramer vai além.

Diz que o PT não estaria preocupado com a “verdade dos fatos” porque “não está falando para os informados”, porque “aposta na massa que não dispõe de dados nem discernimento suficientes para cotejar os fatos”.

Será mesmo?

Vejamos um exemplo.

Dora Kramer reclama da “narrativa da propaganda eleitoral petista”, segundo a qual “Marina é candidata dos banqueiros a quem pretende entregar o País caso seja eleita presidente, permitindo que aquela gente malvada leve à miséria o povo brasileiro”.

Quem é desinformado?

Quem não tem discernimento?

São os trabalhadores pobres deste país, que votam em Dilma? Ou é Dora Kramer?

Vejamos o que diz o jornal Valor, no dia 16 de setembro: Há seis anos o banco de investimento americano Lehman Brothers foi à falência e a economia mundial ainda está longe de ter se recuperado da debacle financeira de 2008. Em relatório econômico divulgado ontem, os economistas da OCDE resumem o momento: fraqueza econômica persistente, crescimento potencial em queda, a desigualdade em alta, os desequilíbrios externos e ameaças à estabilidade financeira ainda estão no horizonte. As principais economias ainda estão às voltas com as políticas adotadas para responder à mais grave crise do capitalismo desde a Grande Recessão de 1929. O golpe foi tão forte nos Estados Unidos, onde tudo começou, que o Federal Reserve precisou de três programas de afrouxamento quantitativo para que a economia entrasse em uma rota de recuperação que agora parece firme. A herança deixada preocupa. (...) Após a farra do subprime americano, a crise da dívida soberana foi um segundo e mais poderoso golpe sofrido pelos bancos europeus. Boa parte deles ainda não está com balanços equilibrados e tem pouco interesse ou capacidade para realizar empréstimos, que caem há muito tempo na zona do euro”.

Evidentemente, o jornal Valor não concorda com as políticas do PT para enfrentar a crise.


Mas não tem como negar que a crise é real. 

Que o vínculo entre a crise e o poder do capital financeiro é um fato. 

Assim como é um fato a posição de Marina em favor da independência do Banco Central.

O problema de Dora Kramer e de outros jornalistas não é falta de informação, nem falta de discernimento.

Falta outra coisa.

Um comentário:

  1. Pior que os donos da Casa Grande , são os seus serviçais e capitães do mato !
    Forte Abraço !

    ResponderExcluir