quinta-feira, 20 de junho de 2013

Entrevista à Patrícia Benvenutti, do Brasil de Fato



Como você analisa essas manifestações que vêm ocorrendo há uma semana em todo o Brasil?

As manifestações mostram que existe uma enorme insatisfação social e uma imensa vontade de participação política represada. Como em outros momentos na história, esta insatisfação/vontade emergiu de forma basicamente espontânea, atropelando todos os partidos e movimentos sociais, inclusive o próprio Movimento Passe Livre. Como é natural em qualquer movimento de massas, há de tudo, social e politicamente falando. Mas o sentido principal do movimento é por mudanças mais radicais e mais rápidas no Brasil. Claro que a direita política e os meios de comunicação operam para capturar o movimento e direcioná-lo num sentido específico: a mudança de governo em 2014. Cabe a nós, da esquerda, especialmente ao PT, cooperar com o movimento noutro sentido: o de ser um instrumento para alterar a correlação de forças no Brasil.

De um dia para o outro a mídia comercial, que condenava o "vandalismo" das manifestações, passou a apoiar e até mesmo incentivar os protestos nas ruas. O que está por trás da mudança de atitude da mídia?

A máxima: se voce não pode vencê-los, una-se a eles. Foi o que parte da direita e do PIG fizeram: tentar capturar o movimento e direcioná-lo num sentido específico: derrotar o PT e o governo Dilma. Não tiveram êxito, mas poderiam ter tido. O que nos salvou foi a sensibilidade social majoritária na base do PT e em importantes segmentos de nossa direção. Infelizmente, alguns setores não entenderam a mensagem das ruas. É o caso do ministro Cardozo, que num primeiro momento chegou a falar em oferecer a ajuda de tropas federais para enfrentar as manifestações. E é o caso, também, do prefeito Haddad, que demorou para entender que era preciso revogar o aumento e, quando finalmente tomou a decisão, a anunciou na pior companhia possível.
Nota-se um movimento forte contra a Rede Globo nas manifestações. Você acha que é um reflexo do poder das redes sociais?

Não acho que os meios tenham poder em si. As redes sociais, por exemplo, foram inundadas nos últimos dias por perfis de direita. Aliás, a direita tem know-how e dinheiro para ocupar de maneira profissional as redes sociais, com suas palavras de ordem, algumas vezes neutralizando a presença de ativistas de esquerda. O fundamental é que existe uma consciência democrática em setores de massa, motivo pelo qual, por exemplo, a reação à repressão da PM de Alckmin foi tão ampla e generalizada. É esta consciência democrática de massas que explica o repúdio à Globo e a outros meios de comunicação. As "pessoas comuns" sabem pensar e não querem que pensem por elas.

A cada dia surge um nacionalismo mais forte nos protestos e nas redes sociais também. o que te parece esse fenômeno?

Aí há fenômenos diferentes misturados. Primeiro, um movimento social de massas espontâneo não tem ainda seus próprios símbolos, por isso usa e reinventa os que têm nas mãos. No caso, os mais óbvios são a bandeira, o hino, o nome do país etc. Em segundo lugar, um setor importante da esquerda brasileira passou a valorizar a defesa da soberania nacional, inclusive por conta da situação internacional. Em terceiro lugar, existe a direita, que não é nacionalista de verdade, mas que usa o nacionalismo como biombo para ocultar seus verdadeiros propósitos e, de passagem, tentar atacar a esquerda como alienígena. Por estes diferentes motivos, é normal que neste estágio do movimento, a temática nacionalista seja tão forte.

Há uma perseguição clara, em várias cidades, contra militantes de partidos políticos. O que isso representa?

Representa uma mistura de despolitização de direita, com um legítimo cansaço das pessoas em relação a política tradicional. E é potencializado pelo distanciamento entre os partidos políticos de esquerda e a vida cotidiana da população. No caso do PT, é um alerta: ou mudamos de política e de conduta, ou parcelas crescentes da população vão nos jogar na vala comum. 

Quais os desafios da esquerda partidária nesse momento?

Mudar de política e mudar de conduta. As manifestações mostraram que existe espaço para mobilizar a sociedade em defesa de reformas estruturais mais profundas. E mostraram, também, que se a esquerda que está no governo não se apoiar nesta mobilização, para mudar o país mais rápido e profundamente, quem vai crescer é a direita, não a esquerda oposicionista. Mas para se apoiar nesta disposição de luta que existe na sociedade, é preciso voltar ao povo, organizar o povo, estar disposto a conviver com as contradições de um movimento social de massas com novos personagens e, principalmente, que atua num contexto novo: em que a esquerda está nas ruas e também nos governos. 

Qual pode ser o impacto eleitoral dessas manifestações?

Depende do nosso comportamento no PT. Se nós do PT tivermos sensibilidade social e ativismo político, estas manifestações e as que virão ajudarão o país a mudar mais rápido, nos ajudarão a vencer a direita em 2014 e nos ajudarão a fazer um segundo mandato Dilma melhor do que o primeiro. Se nos faltar sensibilidade e ativismo, pode ocorrer como na Espanha, em que o povo ocupou as ruas e a direita ocupou as urnas.

Há alguns setores pedindo impeachment da presidenta Dilma. Você acha que isso pode crescer?

Não. A reação da Dilma, do Lula, das instâncias de base do PT e, embora tardia, a nota da direção nacional do PT não abrem espaço para isto. Claro que setores da direita vão falar nisto, mas o objetivo real é tentar nos desgastar tendo em vista 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário