domingo, 11 de dezembro de 2011

Curiosidade histórica

O material abaixo vale como curiosidade histórica: trata-se do número experimental de um boletim eletrônico divulgado, em 21 de agosto de 1999, pela Articulação de Esquerda.


Página 13 
edição internauta * número experimental zero * 21 de agosto de 1999 

Nesta edição: 
*apresentação 
*reunião da CEN-AE 

Apresentação 
Esta edição internauta do Página 13 tem o objetivo de racionalizar a circulação de informações sobre a tendência, através da Net. Contamos com sugestões e críticas de todos. 

Reunião da CEN-AE 
No dia 13 de agosto, a executiva nacional da AE reuniu-se em Vitória (ES). Compareceram: Iriny Lopes, Iti (suplente do Marcel Frison), Romeu Daros, Sonia Hypólito e Valter Pomar. A reunião contou com a participação, ainda, do Adriano (vice-presidente da União Nacional dos Estudantes), Paulo Coutinho (executiva nacional da CUT) e dos companheiros que integram a direção da tendência no estado. 

Tática 
A executiva nacional da AE reafirmou nossa tática para o período: mobilização de massa contra o governo; combinar mobilização cívica com a mobilização de classe; agitação de um programa alternativo para o país; exigir a antecipação das eleições presidenciais (Fora FHC); organizar uma frente de esquerda para disputar 2000; adotar uma tática eleitoral que nacionalize as eleições municipais; que nossos governos estaduais adotem uma postura ofensiva na política nacional. 
Sobre o calendário de mobilizações, indicamos uma mobilização nacional para o período entre 6 a 12 de outubro, de preferência com uma paralisação combinada com a CUT. É importante que definamos uma ação que sirva como centralizadora de todas as iniciativas do Partido, para que ele não caia na agenda eleitoral rasteira. É importante, também, que esta ação inclua um instrumento (como o abaixo-assinado) que permita dialogar com a população. 
Sobre conjuntura, sugerimos ainda a leitura do texto inscrito no terceiro caderno de debates do Congresso; a leitura do artigo de Beto Oliveira no Página 13 nº 4; e a leitura do texto que será publicado no próximo caderno de debates do Congresso. 

Até que enfim 
A plenária estatutária da CUT aprovou o Fora FHC. Proximamente enviaremos mais informaçõe sobre esta reunião. Aproveitando o evento, fizemos uma reunião sindical nacional da AE, com a presença de companheiros da UNE e da CMP. Decidimos elaborar um documento ("Reconquistar a CUT"), para discutir a ação sindical e o próximo Concut com nossas bases no movimento. Nossa avaliação é que há uma movimentação na base sindical, que pode servir de base para disputarmos a orientação política da CUT. Vamos apresentar, também, uma proposta sobre a enorme inadimplência nos sindicatos cutistas, em particular os da esquerda, o que inviabiliza nossa presença nas instâncias da Central. 

Cizânia 
Os sindicalistas da AE consideram que a disputa entre "bancários e metalúrgicos" da Articulação Sindical é, até agora, fundamentalmente uma disputa de aparelho, não implicando em divergências de fundo no campo majoritário. Nesse sentido, reafirmaram que a esquerda terá chapa própria e candidato próprio a presidente, no 7º Concut. 

Alianças 
Ficou para uma próxima conversa a questão da política de alianças da AE no movimento sindical. Há boas conversas em curso, tanto com a Tendência Marxista quanto com a Corrente Socialista dos Trabalhadores. Sobre a organização da AESindical, aprovaram-se alguns encaminhamentos: 
a)a Suzana (ES) ficará responsável pela seção sindical do Página 13 
b)a Olga (PR) ficará responsável pela comunicação internáutica entre nossos sindicalistas 
c)o Paulo Coutinho vai coordenar nossa ação nacional, o contato com as entidades nacionais, com as cuts estaduais (em particular ES e SE), o intercâmbio com as instâncias da tendência, o acompanhamento de alguns estados (Bahia); 
d)a Angela e o Chiquinho vão convocar uma reunião da AE-Sindical do nordeste, sendo até lá responsáveis por acompanhar os estados da região (com exceção da Bahia); 
e)os companheiros do Espírito Santo ficam responsáveis por designar quem vai acompanhar ES/MG e RJ; 
f)Mané Gabeira é responsável pelo trabalho sindical em São Paulo, bem como pelos bancários; 
g)Olga é responsável pelo trabalho sindical em MS, PR e SC; 
h)Vilharva será consultado, para saber se ele pode assumir o trabalho sindical na saúde/previdênciários; 
i)Odilon e Ana Lúcia ficam responsáveis pelo trabalho com os professores 

Agenda para o fim de milênio - I 
A "conferência sindical nacional" da AE será nos dias 23 e 24 de março de 2000. Até ela, teremos que aumentar nossa elaboração sobre o tema. Interessados podem solicitar o texto "A política sindical do PT", pelo email vpomar@hotmail.com --este texto foi apresentado pelo Paulo Coutinho e Mané Gabeira, como nossa contribuição para o Encontro Sindical Nacional do PT. 

Agenda para o fim de milênio - II 
No dia 16 de agosto, realizamos uma reunião de planejamento de nosso trabalho na direção da UNE. Proximamente enviaremos a ata desta reunião, que ficou a cargo de daniamatos@hotmail.com 
De imediato, pedimos que todos agendem nossa "conferência de juventude", que será nos dias 23 e 24 de março de 2000, véspera da III Conferência Nacional, que será nos dias 25 e 26 de março de 2000. 

Institucional em pauta 
Nos dias 25 e 26 de setembro, em Porto Alegre, realizaremos uma reunião nacional para discutir modo petista de governar e eleições 2000. Estamos solicitando a presença dos companheiros vereadores, deputados, secretários municipais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos, dirigentes partidários com interesse no tema e, particularmente, os companheiros que pretendem ser candidatos a prefeito em 2000. Pedimos que os companheiros interessados em participar avisem iti@portoweb.com.br 
Lembramos a todos que as passagens poderão ser abatidas das dívidas dos estados para com a nacional. No caso do Maranhão e Piauí, isso será um ótimo negócio!! 

Finanças 
Nossa situação é periclitante, para variar. Pedimos que os estados/pessoas confiram a lista abaixo e providenciem o pagamento. Caso não concordem com os valores indicados, favor entrar em contato com vpomar@hotmail.com 
1.referente ao número 3 do Página 13 
Cláudio, AL: 100,00 
Múcio, PE: 150,00 
Laédio, SC: 200,00 
Maurílio, SJC: 40,00 
Eloísa, CMP: 20,00 
2.referente a dívida velha (passagens da primeira conferência, mensalidades entre primeira e segunda conferência, rateio --virtual-- da segunda conferência): 
SC: 200,00 
PR: 200,00 
MG: 1400,00 
BA: 1728,00 
SE: 124,00 
PE: 600,00 
PB: 200,00 
PI: 1560,00 
MA: 1608,00 
AM: 835,00 
RO: 1400,00 
MS: 792,00 
3.mensalidades após a segunda conferência 
SC: 350,00 (150 de junho e 200 de julho) 
MG, BA, PI, MA, RO, MS: 300,00 (100 de maio, 100 de junho e 100 de julho) 
PR, SE, PE, PB, AM: 200,00 (100 de junho e 100 de julho) 
ES: 55,00 (mas tem crédito referente a passagem de Magno para ir à conferência de prefeitos) 
4.Resoluções da II Conferência e Página 13, quarta edição 
Luciana, SC: 20,00 
Edna, SC: 130,00 
Rosalia, RO: 100,00 
Clóvis, SP: 20,00 
Eloísa, CMP: 20,00 
Onildo, PE: 150,00 
Sonia, DF, 47,00 
Gilson, MG: 250,00 
Jomar, MA: 149,00 
Correia, SE: 272,00 
Marcelo, SP: 25,00 
Pedro de Castro, SP: 100,00 
Pedro Pomar, SP: 10,00 
Jandira, Diadema: 50,00 
Eloísa, CMP: 50,00 
Ari, SP: 20,00 
A Iti ficou encarregada de levantar recursos para pagar os gastos pendentes da Primeira Conferência Nacional da AE. 

Avaliação do devezenquandário 
A executiva não realizou um balanço das quatro primeiras edições do Página 13. As opiniões, entretanto, são no geral positivas. Nosso principal problema é a periodicidade: um jornal que demora tanto para sair tende a ter muitas páginas, matérias muito longas, custa mais etc. O ideal é que conseguíssemos fazê-lo semanal, mas isso exige uma tendência que organiza a sua ação a partir do jornal --algo leninista demais para o nosso bico... 
Outro ponto falho é a distribuição do jornal, que custa caro (quando é feita pelo correio). O jornal demora para chegar nos estados, onde também não se construiu um hábito de vender o jornal --esta boa e velha prática militante precisa ser ressuscitada. 
As falhas na distribuição estão ligadas, também, ao fato de que só há sucursais no RS e em MG. 
Finalmente, temos muita dificuldade no fechamento, seja por falta de fotos (que os estados não nos enviam), falta de mais ilustradores (se não fossem Ohi e Maringoni...), colaboradores que escrevem textos maiores que os solicitados, ausência de colaboradores para algumas editorias (cultura, por exemplo). 
A edição tem sido feita pelo Julian e pelo Valter, consultando os membros da executiva da AE. Demoramos muito para fechar (mais de uma semana) porque não há ninguém profissionalizado; e também porque não somos bons pagadores, logo também não temos muita moral para cobrar velocidade máxima. 

Página 13, quinta edição 
Ainda estamos devendo 1700 reais da edição número 4 do Página 13, 
mas já estamos preparando a quinta edição. Que sairá bem mais cara 
do que o normal, já que pretendemos distribuir 15 mil exemplares nos 
encontros estaduais do PT. 
O centro da quinta edição é o II Congresso (isto, of course, se o 
país não vier abaixo antes). 
A proposta de pauta é a seguinte: 
capa 
2/3: bancos, dívida pública interna 
4/5: editorial, expediente, cartas, conjuntura 
6/7: balanço das marchas 
8: Previ: a contradição do sindicalismo bancário 
9: matéria de abertura sobre II Congresso 
10/11: as principais polêmicas do II 
12/13: noticiário dos estados (sobre o II) 
14/15: quem é quem no PT 
16: matéria de opinião nossa sobre o II 
17: a prefeitura de Mundo Novo 
18: governo do MSul 
19: governo do Alagoas 
20: Colômbia 
21: Venezuela 
22: Argentina 
23: México 
24: 500 anos, índios (Paulo Maldos, do Cimi) 
Nesta pauta pode entrar, ainda, os preparativos para o Congresso da 
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. 
O fechamento desta edição tem que acontecer de 27 a 30 de setembro, 
para que o jornal rode dia 1 de outubro e seja distribuído na 
reunião do Diretório Nacional, dias 2 e 3 de outubro. 
Aguardamos as sugestões dos companheiros. 

Resoluções da AE 
Já estão prontas as resoluções da II Conferência Nacional da AE. Rodamos 5 mil exemplares. Podem ser solicitadas por R$ 1,00 para vpomar@hotmail.com 
Quanto ao livro-coletânea de documentos da AE (1993/1999), já está sendo preparada a segunda prova de paginação. Nosso objetivo é tê-lo pronto a tempo do II Congresso do PT. 

Quase tudo sobre O Capital 
De 20 a 23 de novembro, em Belo Horizonte, vamos realizar um curso nacional de formação política. Será um curso de leitura dirigida de O Capital. Os interessados devem pagar sua própria passagem, a hospedagem e uma taxa de inscrição (que servirá para cobrir os custos das passagens dos monitores). Portanto, trata-se de uma atividade auto-financiada! Não temos expectativa de reunir muitos companheiros, até por conta da data, mas achamos fundamental realizar esta atividade de formação política. 
Serão quatro aulas: a economia política antes de O Capital; para ler O Capital; a crítica marxista do capitalismo, depois de O Capital; a economia política burguesa, depois de O Capital. Cada aula (de 4 horas) será seguida por mais 6 horas de leitura intensiva de O Capital. Portanto, é indispensável que os participantes tragam o tomo I do livrinho...
Os companheiros interessados devem inscrever-se no vpomar@hotmail.com 

Reunião da LIT 
Para os que não sabem, a LIT é a organização internacional de qual fez parte a velha Convergência Socialista; e a qual está ligado, hoje, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. 
Fomos convidados a participar da reunião. Comparecemos a várias sessões, através dos seguintes companheiros: Dani (SRI da UNE), Julian Vicente, Mané Gabeira, Valter Pomar. Além de nós, participou de um momento do Congresso o companheiro Jorginho, da CUT Nacional, ligado ao Forum Socialista. De fora do Brasil, participaram dois companheiros ligados a Ito (que já foi fração de esquerda do secretariado unificado, leia-se DS, e que hoje integram outra articulação mundial, junto com o Partido Obrero argentino): Peter, dos Estados Unidos e Franco Grisolia, da Itália. 
O Congresso durou uma semana inteira, de 17 a 24 de julho, com a seguinte programação: dois dias para política mundial, um dia para o Koorkom, três dias para informes de alguns países selecionados (Argentina, México, Espanha, Portugal, Brasil, Rússia, Paraguai, Paquistão etc.), balanço e encerramento. 
Participaram 15 delegados plenos e 4 delegados não plenos, dos seguintes países: Peru, Argentina, Portugal, Brasil, Espanha, Turquia, Bolívia, México, Inglaterra, Costa Rica, Rússia, República Dominicana. Havia convidados do Paquistão, Suécia e Grécia, bem como da Argentina, Espanha e Inglaterra. 
Não se fizeram representar vários países onde existem organizações da LIT: Chile, Paraguai, Venezuela, Colombia, Suiça, Austrália, Haiti, Costa Rica, Panamá e França. 

Encontro contra o neoliberalismo 
De 6 a 12 de dezembro acontecerá, em Belém, mais um encontro internacional contra o neoliberalismo e pela humanidade. O primeiro da série foi em Chiapas. O PT decidiu participar. Há companheiros da AE envolvidos na organização do evento, através do comitê de solidariedade aos zapatistas existente em São Paulo. Embora não se constitua numa prioridade da tendência, achamos que se trata de um evento importante, que acompanharemos com atenção. Vale lembrar que o encontro acontecerá logo depois do II Congresso, numa conjuntura internacional bastante tensa, bem ao lado da Colômbia e da Venezuela. Nesse sentido, todo cuidado com as provocações! 

II Congresso do PT 
Mesmo sabendo que a ala moderada saiu com vantagens (ver artigo no Página 13) na disputa por cargos, achamos que há condições da esquerda petista tomar a ofensiva no debate político. Nesse sentido, é fundamental impulsionar a campanha do Miltom Temer a presidente do PT; bem como continuar trabalhando pela unidade da esquerda petista, numa só tese e chapa. É importante, também, fazer a denúncia dos métodos utilizados pela atual maioria (filiações em massa, encontros de base sem debate etc.). 

Mapeamento 
A Articulação de Esquerda pretende continuar dirigindo a secretaria nacional de movimentos populares. Nossa candidata para esta tarefa é a Sonia Hypólito. A executiva decidiu, ainda, que a Iriny ficará liberada para assumir tarefas de direção no PT Espírito Santo. Não se decidiu nada, ainda, sobre a próxima direção e executiva nacionais, cuja nominata será aprovada em plenária nacional de delegados da AE, dia 25 de novembro. Mesmo assim, temos urgência em saber dos estados quantos delegados que cada um espera eleger para o Congresso. 

Escrevam seus artigos 
Apelamos aos militantes bons de pena: escrevam artigos para os próximos cadernos de debate do II Congresso. A data-limite para o envio dos artigos (que podem ter até 7 mil caracteres e apenas uma assinatura) é: 25/8, 5/9, 25/9 e 5/10. A Iti e o Romeu Daros ficaram responsáveis de escrever e estimular a redação de artigos sobre o tema "construção partidária"; a Sonia Hypólito ficou com a mesma tarefa, no que diz respeito ao tema "setoriais"; o Valter ficou responsável pelo tema "debate das pré-teses". 

Pendências 
O acúmulo de tarefas, bem como a avaliação de que há outras prioridades, nos fez adiar a publicação dos: "caderno do militante da AE no movimento estudantil", "caderno do militante da AE no movimento popular" e "caderno do militante da AE no movimento sindical". Adiamos, também, a elaboração do caderno de formação política, bem como dos textos de debate sobre a Consulta Popular. Em qualquer caso, interessados podem solicitar os textos disponíveis através dovpomar@hotmail.com 

Informes dos estados 
Pedimos que os estados nos enviem informes regularmente, para que publiquemos nesta edição eletrônica do Página 13. 

Agenda da tendência 
1/10, em São Paulo: reunião da coordenação nacional 
29/10, em Santa Catarina: reunião da executiva nacional 
25/11, em Belo Horizonte: plenária nacional de delegados 

Um comentário:

  1. Algum dia os cadernos do militante da ae no movimento estudantil foi publicado?

    ResponderExcluir