sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coordenação socialista latinoamericana

No dia 1 de dezembro de 2011, reuniu-se em Brasília, na sede do Partido Socialista Brasileiro, a Coordenação Socialista Latinoamericana.

Participaram da reunião o PSB e o PT, o Partido Socialista Uruguaio, o Partido Socialista Argentino e o Partido Socialista Chileno.

Participaram, também, um representante dos progressistas da Colômbia (agrupamento que elegeu o prefeito de Bogotá) e uma representante da organização peruana chamada Terra e Liberdade (que teve candidato próprio no primeiro turno das eleições presidenciais peruanas).

A primeira parte da reunião tratou da política argentina, uruguaia, chilena e brasileira.

A representante do Partido Socialista Argentino dedicou seu informe ao bom desempenho da candidatura Binner nas eleições presidenciais argentinas.

O representante do Partido Socialista do Uruguai, além de informar os resultados obtidos pela Frente Amplio nas eleições municipais daquele país, informou que o PS uruguaio apoiou ativamente a candidatura Binner à presidência argentina, vinculando este apoio a uma avaliação crítica acerca da atitude do governo Kirchner frente ao Uruguai, chegando ainda a dizer que há um câmbio progressivo do kirchnerismo para a centro-direita, que teria sido fagocitado pela política peronista.



Carlos Monge, um dos três representantes do Partido Socialista Chileno presentes a reunião, comentou o esforço que seu partido está fazendo no âmbito internacional, inclusive para estar presente no Foro de São Paulo; falou do processo de estatização sofrido pelo PS chileno, relacionado ao longo período em que fez parte da Concertación governante naquele país; analisou o processo de mobilização estudantil; e informou acerca das próximas eleições municipais chilenas, em outubro de 2012.

Na avaliação de Monge, Bachelet voltará à presidir o Chile: o tema seria com qual programa. Isto porque a sociedade chilena teria corrido para a esquerda, sob o impacto da mobilização estudantil.

O informe sobre o Brasil foi dado pelo PT e pelo PSB.

A segunda parte da reunião foi dedicada à própria CSL, seu funcionamento e financiamento.

A discussão a esse respeito começou com um informe do debate político feito pela reunião do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro, no México.

A partir deste informe, houve um intenso debate sobre a conjuntura internacional, sobre a postura da esquerda européia, sobre o papel da China e sobre a conjuntura colombiana.

Maiores informações sobre a reunião e sobre a CSL podem ser encontradas na página eletrônica do PSB.

Vale lembrar que o PSB é o coordenador da CSL, tendo o PT como participante. Já o PT exerce a secretaria executiva do Foro de São Paulo, tendo o PSB, PCdoB, PDT, PCB e PPS como outros participantes. O PDT é membro da Internacional Socialista. E o PCdoB participa de uma articulação internacional dos partidos comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário