domingo, 20 de novembro de 2011

Foro de São Paulo: ata da reunião do GT

O texto a seguir é um relatório sintético da reunião do GT do Foro de São Paulo, realizada nos dias 18 e 19 de novembro, na Cidade do México. Não é ainda a ata oficial.

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2011, realizamos na Cidade do México duas atividades do Foro de São Paulo: um encontro de governos locais de esquerda e a reunião do Grupo de Trabalho.

A ata oficial das duas atividades será divulgada, nos próximos dias, através do endereço www.forodesaopaulo.org

O encontro de governos locais de esquerda realizou-se nos dias 17 e 18.

A reunião do Grupo de Trabalho realizou-se nos dias 18 e 19.

Os integrantes do GT utilizaram o dia 18 para intercambiar informações e análises sobre processos eleitorais passados (Argentina, Nicarágua, Colômbia e Guatemala) e futuros (El Salvador, México, Venezuela e Brasil).

Na Argentina os partidos do Foro apoiavam duas candidaturas: a de Cristina Fernandez Kirchner, vencedora por larga vantagem; e a de Binner, que ficou em segundo lugar, superando as candidaturas tradicionais da direita. Em penúltimo lugar, ficou a candidatura de Altamira, do Partido Obrero, que participou durante algum tempo do Foro.

Na Nicarágua a FSLN venceu as eleições, reelegendo Daniel Ortega e alcançando maioria congressual. Importante notar que alguns setores da direita nicaraguense, estadounidense e européia chegaram a falar de fraude.

Na Colômbia, o Polo Democrático Alternativo sofreu uma imensa derrota eleitoral. O Partido ainda não fez um balanço oficial, mas já convocou para abril uma conferência ideológica.

Na Guatemala, a aliança de esquerda (ANN e URNG) também sofreu uma imensa derrota eleitoral. O presidente eleito é um militar de extrema-direita.

Quanto as eleições futuras, o GT dedicou-se a três casos: México, Venezuela e El Salvador.

A eleição presidencial mexicana será no dia 1 de julho de 2012. Há três grandes concorrentes: o PAN, o PRI e o Movimento Progressista (composto pelo PRD, pelo PT, pelo MORENA e outras organizações).

A boa notícia é que os dois pré-candidatos de esquerda chegaram a um acordo e Andres Manuel Lopez Obrador (AMLO) será o candidato único da esquerda mexicana nas eleições presidenciais.

A eleição presidencial venezuelana será no dia 7 de outubro de 2012. Hugo Chavez, do Grande Polo Patriótico, é candidato à reeleição. A candidatura da oposição será escolhida em primárias, convocadas para fevereiro de 2012.

As eleições parlamentares e departamentais em El Salvador serão no dia 11 de março. A FMLN deve manter sua condição de primeira força, mas pode ocorrer um crescimento de outros partidos. Faz parte do quadro eleitoral as diferenças entre governo e partido.

Ainda no dia 18, ocorreu uma reunião bilateral entre o Foro de São Paulo e a Copppal.

Os integrantes do GT utilizaram o segundo dia de reunião (19) para debater a conjuntura, para organizar o XVIII Encontro do Foro de São Paulo e para aprovar as resoluções políticas e organizativas.

O debate sobre conjuntura foi aberto com um informe político-organizativo da Secretaria Executiva, bem como das secretarias regionais Cone Sul e Mesoamérica & Caribe.

O resultado do debate será divulgado, nos próximos dias, através do endereço http://www.forodesaopaulo.org/

O XVIII Encontro do Foro de São Paulo será realizado de 4 a 6 de julho de 2012, em Caracas. Tendo em vista a situação internacional, faremos um esforço para ampliar a presença dos partidos de esquerda europeus, africanos e asiáticos.

A programação do XVIII Encontro será aprovada pelo Grupo de Trabalho, em sua próxima reunião, marcada para o dia 25 de março, também no México. A princípio, a programação deve conter o seguinte:

3 de julho
Chegada das delegações, reunião do Grupo de Trabalho, credenciamento.

4 de julho (e manhã do dia 5 de julho)
Credenciamento, oficinas temáticas, reunião das secretarias regionais, I Encontro das Mulheres, IV Encontro das Juventudes, seminário sobre o colonialismo, segundo seminário sobre governos progressistas e de esquerda.

5 de julho (tarde e noite)
Atividades comemorativas a data pátria da Venezuela e abertura oficial do XVIII Encontro do Foro.

6 de julho
Assembléia do Foro e encerramento.

A organização do XVIII Encontro do Foro está a cargo de uma comissão integrada pelo PSUV e pela Secretaria executiva.

O slogan (lema) e o documento base do XVIII Encontro será aprovado pelo GT no dia 25 de março. A primeira versão do documento será elaborado pela Secretaria Executiva e pelo PSUV e submetida, em seguida, a uma comissão composta pelos seguintes partidos: PT de Brasil, PSUV, Frente Amplio de Uruguay, Polo Democrático Alternativo de Colômbia, PRD de México, Partido Comunista de Cuba, FMLN, FSLN, delegação argentina, ANN de Guatemala, delegação de Porto Rico, PC do Brasil, PT de México.

No dia 25 de março de 2012 o GT nomeará a comissão encarregada de elaborar a Declaração Final do XVIII Encontro, que será aprovada pela reunião do GT convocada para o dia 3 de julho, para depois ser submetida a debate e deliberação do Encontro do Foro, no dia 5 de julho.

Ainda no dia 19 de novembro, a parte final da reunião do Grupo de Trabalho foi dedicada a aprovar um conjunto de resoluções aprovadas, que relacionamos a seguir, lembrando que os respectivos documentos estarão disponíveis, logo mais, no endereço www.forodesaopaulo.org

1.Saludos: a los partidos mexicanos del Foro, al pueblo mexicano y a AMLO; por los 13 anos de la victória de Hugo Chavez (6/12/1998); a Cristina Kirchner por su victória; a Daniel Ortega y a la FSLN por su victória y rechazo total a los ataques al proceso electoral. Carta dirigida al Partido Comunista de Argentina, referente al falecimiento de Fanny Edelman, presidenta del Partido;

2.Encarregar la Secretaria Ejecutiva (SE) de redactar y submeter a la aprobación eletrônica: a) um questionário amplio sobre el tema legislação eleitoral, para envio a todos los partidos del Foro, para posterior elaboração de una analisis y propuestas; b) una propuesta relativa a una bilateral entre Foro y Copppal, em marzo, por ocasión del seminário del PT de México y conteniendo aun la propuesta de una trilateral (Foro, Copppal, Brics); c) un calendário completo del ano 2012, con todas las fechas electorales, partidárias, instituciones regionales/globales, movimientos sociales etc;

3.Aprobar el texto El Foro de São Paulo y la Integración Latinoamericana y Caribeña, para divulgar por ocasión de la reunión de la CELAC, dias 2 y 3/12. Y también para apresentar a todos os governos da região;

4.Determinar a la SE que: a) en conyunto con la SMAC, visite Guatemala; b) visite Peru, para discutir con el PS el tema de la Secretaria Regional Amazonica. Previstas ainda viagens para Honduras e Guianas;

5.Divulgar la Declaracion de la Ciudad del Mexico, resolutivo del encuentro latinoamericano de gobiernos locales de izquierda, realizado en los dias 17 y 18 de noviembre. Foi destacada a importância de participar do Encontro de Mercocidades. A comissão eleita no encontro será incorporada na comissão de gobiernos subnacionales y locales del Foro.

Foi aprovada a seguinte agenda:

25-27/11 taller de metodologia en formación politica en São Paulo

2/12 participar de la XXVII Asamblea Ordinaria del Parlatino

16/1 participar en las actividades comemorativas del 20 aniversario de los acuerdos de paz en El Salvador. Haverá um encontro de jovens por la paz

27-28/1 fundación de la secretaria regional Europa del FSP, em Madrid

En fines de febrero, a confirmar, Conferência Ideológica del Polo Democrático Alternativo en Colombia. Confirmada esta atividade, realizaremos na mesma data, também em Bogotá, um debate sobre la CELAC para los gobiernos. Se a atividade do Polo for marcada para outra data, o debate sobre a CELAC será realizado em outro país (Venezuela, por exemplo).

11/3 elleciones en El Salvador

22-24/3 seminario del PT de México y actividad de apoio a AMLO

23/3 bilateral Foro/Copppal

25/5 reunião do Grupo de Trabalho

Ainda em março, a confirmar, reunião com partidos dos Brics, en India

25/3 90 aniversário del Partido Comunista do Brasil (Rio de Janeiro)

Abril: reunião dos partidos do Foro nas cidades de Chicago, Boston, Los Angeles e (a confirmar) Nova Iorque.

20/5 elecciones en República Dominicana. A confirmar: visita ao Haiti

6/6 100 aniversário del PC de Chile

Junho: a confirmar, atividades do FSP por ocasión del G20 en México y de RIO+20 en Rio de Janeiro

1/7 elecciones en México

4-6/7 XVIII Encuentro del FSP en Caracas + IV Encuentro de las Juventudes + I encuentro de las mujeres

7/10 elecciones en Venezuela e Brasil

Finalmente, foram aprovadas resoluções sobre: Palestina; Venezuela; Cuba; México; El Salvador; Nicarágua. Os textos destas resoluções podem ser lidos na página www.forodesaopaulo.org






Nenhum comentário:

Postar um comentário